Pages

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A mentira do nome Yehoshua


Quem São e no que crêem?

Os adeptos do nome Yehoshua e suas variantes (ASNYV) surgiram no Brasil por volta de 1987, aproximadamente. Esse movimento não é propriamente considerado uma seita ou heresia de origem brasileira, pois já existem grupos similares nos EUA e em outros países. No Brasil, o movimento se dividiu em facções (testemunha de Yehoshua, Yahoushua, etc...).

Seus seguidores ensinam que o nome Yehoshua é de origem divina e significa "Deus Salvador" (Yeho = "Senhor" + Shuah = "Salvação"). Não aceitam de forma alguma qualquer outro nome. Falam que o nome Jesus é de origem pagã e significa "Deus cavalo" (Ye = "Deus" + Sus = "Cavalo")
E vão muito mais além em sua obstinação contra o nome Jesus, comparando-o com Esus- deus mitológico dos celtas, que aparece segurando serpentes e tem cabeças de carneiro.

Embora não haja um credo uniforme nessa corrente, entre os diversos grupos, porém, encontramos doutrinas exóticas, tais como:

  • Negam a inspiração do Evangelho de Mateus, sob alegação de que se trata de um livro apócrifo.
  •  Fazem ligação entre Jesus (no grego Iesous) com Esus, um deus celta, pretendendo com isso, afirmar que os cristãos são pagãos.
  • Que o número 666 (Número da besta de Ap 13.6,18) se enquadra no nome de Jesus.
  • Negam o nascimento virginal de Jesus, que Ele é filho de José e Maria.
  • Professam um credo unicista, que nega a doutrina da Trindade e afirma que o Pai é o Filho e o Filho, o Pai.
  • Crêem que há duas classes de pessoas: os cristãos, que vão para o céu; e os judeus, assírios e os egípicios, que irão herdar a terra.
  • A guarda do sábado necessária à salvação.
  • Negam a salvação de quem invoca o nome de Jesus. Só há salvação para quem invoca o nome de Yehoshua, ou seja, somente para os que comungam com suas crenças.
  • Seu proselitismo os leva a buscar adeptos entre os cristãos evangélicos.
Desmistificando alguns pontos acima citados:
É uma teoria IMPOSSÍVEL, porque Iesous é um termo grego e os partidários do nome Yehoshua apontam para seus significado em hebraico. Ou seja, Iesous é a forma grega do vocábulo hebraico Yeshua.
Logo, a teoria dos adeptos dessa seita é totalmente impossível. Até porque, a palavra grega para cavalo é hyppos e não sous.

Outra informação importante: o nome Iesous aparece no Novo Testamento antes da tradução de Jerônimo.
Os papiros Bodmerianos 66,75 e 76, à  disposição de pesquisadores na Biblioteca Bodmer, em Genebra, Suíça, apresentam "Is" ou "Ic" para Iesous. No papiro 75, encontramos os Evangelhos de Lucas e João, com datação entre os anos 175 e 225 a.D., bem anterior a Jerônimo, que segundo os adeptos do nome Yehoshua, foi o responsável pela criação do nome Jesus, unindo o "J", de Júpiter, o equivalente romano da suprema divindade Zeus, dos gregos à divindade dos celtas (gauleses) Esus.
O nome de Jesus, para essa seita, então, a união de Júpiter e Esus. Todavia, seria de suma importância lembrarmos que o yod (hebraico) pode apresentar a vogal "i" ou a consoante "y". Pierre de la Ramée difundiu, na renascença, as letras "j" e "v" como equivalentes consonantais para o "i" e o "v" como equivalentes consonantais para o "i" e o "u" latinos (romanos).

Como se não bastasse, os fiéis dessa seita se valem, ainda, de um esquema criptográfico conhecido como gematria para afirmar que Jesus Cristo é o portador do famigerado número 666, sendo, porém, o nome da besta citado em Apocalipse 13.18. E demonstram isso da seguinte maneira:
IESUS CRISTVS FILII DEI é IESVS CRISTVS+FILII DEI. Em segundo, que IESVS CRISTVS, sozinho, equivale a 112. Em terceiro, que FILII (genetivo masculino singular) deveria ser FILIVS (nominativo masculino singular). Assim, teríamos: FI L I V S D E I (1+50+1+5+500+1 = 558), IE S U S C R I S T V S = 112 + F I L I V S D E I = 558 = 670 (670 é diferente de 666).

Percebemos, portanto, a necessidade de títulos ou apostos ― sem contar a presença de FILII ao invés da forma correta FILIVS ― para se chegar ao número 666.

Fonte: Bíblia de Estudo Apologética (ICP)
--------------------------
Nosso Comentário:

As testemunhas de Yahoshua ou Yaohushua, são muito semelhantes em suas crenças.
A abordagem geralmente é feita por uma pessoa experiente da instituição, que te questiona se você crê em Jesus, caso você diga sim, virá uma avalanche de hebraico (made in telecurso 2000...risos), onde tentarão te convencer que o nome JESUS é pagão.

Não muito obstante, nesse blog você pode ver a abordagem deles nos comentários da postagem "A Adoração que Deus recebe", onde ele diz que o nome Jesus é de origem pagã e romana, se referindo à Igreja Católica Apostólica Romana.
Como já foi dito, o termo IESOUS já era utilizado muito antes de Jerônimo, sendo assim, não é invenção romana, tão pouco pagã, tendo vista que não existe ligação de Jesus (IESOUS) com Esus.

Comparar Jesus com Esus, é no mínimo engraçado, sendo que os argumentos mostrados acima desmestificam COMPLETAMENTE essa ligação bizarra criada pelos adeptos dessa seita.

Alguém pode me explicar, como uma seita que tem em seu rol de membros a maioria de pessoas com pouco ou nenhum poder aquisitivo, pessoas que saibam falar "fluetemente" uma das línguas mais dificeis do Oriente, sendo que muitas mal sabem falar o básico de sua língua pátria?

Que esse texto possa te servir de alerta para que você não caia nessa armadilha, ou se você já se encontra caído, que você possa rever aquilo que você crê e prega.


"Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus." (Romanos 14.11)

Graça e Paz,
Wanderson Felicio de Lima
(Editor do Blog)

16 comentários:

Patrícia Telles disse...

TÔ PASSADA!!! SUA POSTAGEM É MUITO IMPORTANTE E DEVE SER MELHOR DIVULGADA. VI SEU LINK NO FACEBOOK E JÁ COMPARTILHEI PELO GOOGLE+.

Wanderson Felicio de Lima disse...

Graça e Paz irmã Patrícia.

Muito obrigado por compartilhar essa matéria em sua rede de amigos.

Muitas pessoas tem negado o nome de Jesus, por causa dessa seita, que se infiltra em algumas igrejas e usa a internet para difundir tais ensinamentos.

Que Deus te abençoe abundantemente.

Graça e Paz,
Wanderson Felicio de Lima

Marcio disse...

Querido sinto muito por sua ignorância, procure se aprofundar no estudo do hebraico arcaico e certamente você mudará de ideia. O salvador andava cercado de pessoas ignorantes, sem letra, pobres , miseráveis etc...
Quando foi que o salvador construiu um templo de pedra para que as pessoas o adorassem neste?
quando foi que o salvador cobrou dízimo das pessoas ? Se o salvador nasceu da linhagem de ISRAEL, por que deram um nome grego pra ele? Você não acha que o nome dele deveria ser hebreu? se você disser que o nome do salvador é yeshua, deverá citar a origem do nome que é aramaico vindo depois do exílio babilônico. Ye, YA,YO são iniciais de deuses pagãos pesquise sbre o deus ION. ANTES DE POSTAR QUALQUER COISA REFENTE AO SALVADOR ESTUDE MUITO LEIA MUITO NÃO DIGA BOBAGENS. FIQUE NA PAZ DE YAOHÚSHUA.

Wanderson Felicio de Lima disse...

Márcio.

Acho que você bater de frente com um hebraista é no mínimo prepotência.

Você já estudou hebraico em alguma faculdade ou curso teológico interdenominacional?
Se sim, volte lá e reclame das aulas, pois você aparentemente não aprendeu nada.
Se não, vou relevar a parte do seu texto, onde diz que sou ignorante...

Jesus foi uma das pessoas que mais falou sobre dinheiro no NT, leia com calma e você verá que Ele o faz constantemente.

Ye,Ya,Yo, são iniciais de deuses pagãos?
Então se eu colocar o nome do meu filho de Yadrigo, meu filho será o salvador (Essa é a teologia de vocês. Percebeu agora como ela é desconexa?).

Não se esqueça que naquela época era comum a pessoa ter um nome hebreu e outro grego (um caso típico é o de Saulo, que também se chamava Paulo).

Que o amor de JESUS CRISTO seja na tua vida e que Ele te oriente segundo a Palavra dEle e não segundo teologias humanas.

Graça e Paz.
Wanderson Felicio de Lima
(Editor-Chefe do Blog)

Wenderson Costa disse...

Wanderson estas equivocado meu caro.Esse negorcio de dinheiro ai vem das igrejolas neopentecostais a praga que faz o evangelho ser blasfemado.Outra coisa o Messias disse:Nao ajuteis tesouros na terra ... lembra disso terrestre?portanto voce ja esta envenenado por falsos pastores que te iludiram com a falsa pregacao da mentira e engodo.

Wanderson Felicio de Lima disse...

Caro Wenderson Costa.

Jesus disse sim "não ajunteis tesouros na terra", mas também falou diversas vezes sobre dinheiro (o caso do jovem rico é um exemplo).

TODO mundo quer ter sua casa, seu carro, bens num todo.
E quando Jesus disse para não juntarmos tesouro na terra, Ele não estava proibindo você de ter coisas necessárias para sobreviver (ou até mesmo por luxo, assim for da vontade de Deus).
Mas o que Jesus advertiu nesse texto foi o para a pessoa não se apegar nas coisas terrenas, uma vez que nosso lar eterno está construído na Jerusalém Celestial.

Não querido, não vou na onda de pastores neopentecostais, já que sou crítico ferrenho dessa doutrina.

Graça e Paz,
Wanderson Felicio de Lima
(Editor-Chefe do Blog)

GLEVERTON MARTINS disse...

SEJA JESUS OU YAOHÚSHUA, OU OUTRA VARIAÇÃO OU ADAPTAÇÃO DE NOMES, TODOS AO PRONUNCIÁ-LOS, EM SEU CORAÇÃO,SE REFEREM A MESMA PESSOA. SE UM QUER BUSCAR NA ORIGEM, É MUITO BOM QUE SEJA ASSIM. SE O OUTRO QUER SE MANTER NO NOME ADAPATADO, QUE SEJA. AGORA, SE AMBOS SE JUGAM MUTUAMENTE PELO OUTRO CRER DE FORMA DIFERENTE, AMBOS JÁ ESTÃO EM CONDENAÇÃO! EU AMO A AMBOS DE CORAÇÃO!!! POIS FUI PELO PAI DO CÉU AMADO PRIMEIRO!!!! IRMÃOS O NOME, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, NÃO SALVARÁ SE ANDARMOS JUGANDO UNS AOS OUTROS TODOS SOMOS I-R-M-Ã-O-S!!!! LEMBREM-SE QUE O SALVADOR DISSE... MUITOS VIRÃO E DIRÃO: NO TEU "NOME" EU PREGUEI, NO TEU "NOME", EXPULSEI DEMÔNIOS, ETC... E EU LHES DIREI ABERTAMENTE APARTAI-VOS DE MIM VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE, NUNCA VOS CONHECI! NESTA PASSAGEM FICA CLARAMENTE EXPLICITADO QUE O NOME POR SI SÓ NÃO OBRARÁ SALVAÇÃO SE O PROCEDIMENTO DAQUELE QUE O PRONUNCIA NÃO CONDIZER COM A ESSÊNCIA DE SUAS PALAVRAS!!!ENTÃO IRMÃOS, VAMOS AMAR!!! TENHO MINHA OPINIÃO E MINHA FÉ, POIS PROCURO PESQUISAR, ME INFORMAR, ENFIM, MAS ISTO É A MINHA FÉ. NÃO TENHO A MÍNIMA INTENÇÃO EM CONVENCER NINGUÉM DE NADA, JUGANDO QUEM CRÊ OU ENTENDE DE FORMA DIFERENTE!!! E É JUSTAMENTE ISSO O QUE EU MAIS TEMHO VISTO!!! É COMO O APÓSTOLO 'PAULO' DISSE: TENS FÉ? TENHA PARA TI MESMO.... A PAZ ESTEJA COM TODOS, OS QUE INDEPENDENTE DA FORMA PRONUNCIADA, INVOCAM O ÚNICO SALVADOR EM SEU CORAÇÃO E ENTENDIMENTO!!!!...

Irmão gilson servo do senhor disse...

ATENÇÃO!
Muitas pessoas vão receber esse sinal por não analisar as escrituras, pois se no apocalipse cap.13:7 as escritura diz que a besta irá querria com os santos! Agora analise...
Quem são esses santo?
Sim! Somos nos os fiéis!
E para completar MATEUS 24:16 diz: que o povo de Deus passará por uma grande tribulação, mas nessa época é que Deus vai arrebatar os escolhidos.
Então quem ler que entenda! O arrebatamento acontecerá no meio da grande tribulação.
Um aviso: quem leu este aviso, aconselho não ficar só neste aviso, verifique na sua bíblia, e se você não compreeder, leia em PROVERBIOS cap: 1ao7, isso é muito importante. Que o SENHOR JEOVÁ DEUS TE ABENÇOE







|§@@© disse...

carao irmão Wanderson gostei muito do que vc escreveu sobre os seguidores de Yehoshua, eles usam o dízimo como pretexto para trazer os incautos para o lado deles, aqueles que ja não tem muita vontade em dizimar são uma presa fácil pra eles, eu dou o dizimo não por que eu sou obrigado, eu dou o dizimo qor que eu gosto, me sinto bem, e nao há ninguem que mude minha opinião. graça e paz e que o Senhor JESUS fique com vc.

Anônimo disse...

vc querendo ou não o nome verdadeiro é yehoshua,os homens podem até querer mudar mais não conseguirão...pois só há salvação no nome de yehoshua.vc até tentou defender o seu jesuzinho grego,quem quer ficar com a mentira que fique,pois a salvação vem de yisrael e não de roma.eu sou testemunha de yehoshua com muito prazer..pois quem gosta da mendira é filho do diabo.há tempo de sair da mentira e invocar o nome de yehosua.pense nisso meu caro...

Anônimo disse...

pois é estou esperando a resposta,ou amarelou doutor?eu já sei a resposta pra a mentira não tem argumento...vc tem que ir no armazem de yehoshua compra colirio ispiritual para enchegar a verdade... só yehoshua que salva.

Anônimo disse...

Eu lamento pelo sua falta de entendimento,pois que gosta da mentira não deixa a verdade apareçer...mais para a tristeza do inimigo a verdade já apareçeu...vc qurendo ou não o nome original é yehoshua.pois o pior cego é aquele que ver e fingi que não viu...vc sabe da verdade mais vc prefere a mentira coitado de vc está indo pro caminho errado "jesus" não pode te dar a salvação.pois ele quer levar muitos com ele pro abismo.só há salvação no nome de yehoshua ha mashia.eu sou testemunha de yehoshua com muito orgulho.mais muitos prefere ficar com a mentira por causa do ganho,mais eu prefiro ficar com a verdade...yehoshuah

Gu "O Vigilante" disse...

caro isaac examine melhor as escrituras dizimo nunca foi dinheiro,voce esta seguindo os ensinamentos erroneos colocados por um lider religioso,um pastor protestante,ou padre dizimo nunca foi dinheiro dizimo era pratica da lei de moises,com envolvimento de sacerdotes,levitas segundo a ordem e sacerdocio levitico,o que esse pastores protestante e padres fazem e algo abominavel e mentiroso,distorceram todas passagens da biblia para levar vantagem,e sustentar templos de pedra,coisas que jamais o eterno e o salvador aprovariam,estude melhor vera que dizimo e uma das maiores mentiras do cristianismo catolico ou protestante,
wanderson felicio o nome Yehoshua era nome transliterado do hebraico arcaico periodo pre exilio,logo apos esse periodo abreviação de Ye'shua nome no hebraico nao arcaico apos periodo exilio,agora e diferente de voce pertencer a movimentos,seitas,eu nao pertenço a nenhuma seita,e movimentos e nao sou cristao protestante tbm nao muito menos catolico,pratico evangelho fora de templos de pedra,e nao incentivo ninguem a ir em um,nao chamo O criador de deus,e nem o salvador de jesus,eu conheci alguns Yehudins(judeus)bem simples eles tambem nao acreditam em jesus agora meu caro wanderson se o cristianismo e tao verdadeiro,por que milhoes de pessoas foram assassinadas no mundo por nao querer aceitar o cristianismo?? se essa e a religiao que leva as pessoas a salvação,com razao os nomes vitoria,graça,todas sao deusas que os romanos adoravam,E SO LER LIVROS DE MITOLOGIAS,ARQUEOLOGIA GREGO E ROMANO,voce encontrara,a essencia do evangelho e simplicidade,amor ao proximo... quem ama o proximo cumpre TODA A LEI..

Wanderson Felicio de Lima disse...

Caro Anônimo.

De onde você tirou que Yehoshua é a verdadeiro nome de Jesus?

Por acaso você estudou hebraico, ou foi a sua seita que te ensinou tal coisa?

Pois o nome JESUS NUNCA FOI PAGÃO, e nunca terá o número da besta, pois "mestres" em "hebraico" da sua seita fizeram um cálculo (para justificar que o nome Jesus teria o número 666) que por eles mesmos, deu um resultado COMPLETAMENTE errado.

Que Deus tenha misericórdia de Ti, e que Jesus como único Salvador, te resgate desse abismo.

Graça e Paz,
Wanderson Felicio de Lima
(Editor-Chefe do Blog)

Wanderson Felicio de Lima disse...

Prezado Gu, o vigilante.

Sua Resposta é no mínimo rídicula, me perdoe a expressão.
Contudo, você diz que vive o evangelho fora das igrejas de pedra.
Isso é uma mentira e completamente contraditório, pois as escrituras(Antigo e Novo Testamento) incentivam o encontro de cristãos, seja em templos, seja em casas, enfim...
Para dizer que vive o evangelho você tem que primeiro estar em comunhão com seus irmãos em Cristo, se você não frequenta o templo, sorry, você não segue o evangelho.

Outra coisa, quem segue o evangelho, não segue doutrinas de demônios como mitologia, misticismo, esoterismo e afins, pois a bíblia é o único livro de condutas de um cristão.

Negar a Deus como criador e Jesus como Salvador, é negar COMPLETAMENTE o evangelho, logo meu querido, você não segue NADA que o evangelho diz para seguir.
E infelizmente, se você não se arrepender sua alma sofrerá a segunda morte(que é a condenação ao inferno), por isso, arrependasse enquanto há tempo.

Graça e Paz,
Wanderson Felicio de Lima
(Editor-Chefe do Blog)

Sérgio Paulo disse...

Jesus Cristo é o Senhor
É do jeito que o Senhor falou mesmo no final dos tempos iria ter muitas doutrinas!

Wanderson Felicio de Lima

É isso ai!

Postar um comentário

Top 100 Religião